Saiba como adestrar um Shih Tzu

O Shih Tzu é um cão perfeito para companhia e adora ficar no colo. Apesar disso, é um cão de personalidade forte. Porém, é um cãozinho muito afetuoso, gosta de ficar com a família, mas são mais ativos do que outros cães de pequeno porte. Saiba como adestrar um Shih Tzu.

Apesar de ser um cão doce e que adora ter contato com os humanos, o Shih Tzu às vezes se mostra mais independente. Graças a essa característica, eles conseguem ficar sozinhos em casa sem latir demais nem destruir os móveis da casa.

Mas, o Shih Tzu também tem seus desafios. Ele é um cão que não gosta de obedecer. E, por isso, pode dar trabalho a seu dono. Ou seja, para adestrá-lo, é preciso ter bastante paciência. Eles tendem a perder o foco com facilidade, por isso não adianta fazer longas seções de adestramento. No ranking de inteligência, eles não ocupam uma posição muito boa, por isso é preciso paciência e amor.

O relacionamento do Shih Tzu com as crianças é excelente. E ele convive muito bem também com outros cães e até mesmo com os gatos, devido a sua natureza calma e afetuosa. Agora, se as crianças ou até mesmo adultos forem brutos ou fizerem brincadeiras agressivas, o Shih Tzu pode se tornar agressivo e procurar isolamento.

Como adestrar um Shih Tzu

Como adestrar um Shih Tzu

O adestramento deve ser iniciado o mais cedo possível, já que um Shih Tzu adulto e mal acostumado, com toda certeza vai se tornar um cão temperamental e cheio de vontades no futuro.

As seções devem ser curtas e frequentes, como por exemplo, 3 seções de 10 minutos por dia. Pode levar certo tempo e certo número de repetições para que um Shih Tzu entenda o que você está querendo dizer, mas o resultado vale a pena.

A adestração do Shih Tzu

Considerado um cão bastante desobediente, existe certa dificuldade de adestração de cães dessa raça. Um Shih Tzu gosta de ser independente nos seus atos e vontades, apesar de querer estar sempre perto do colo do dono. Essa independência dificulta que cães dessa raça respondam bem a certos comandos do dono. Por isso será necessário bastante perseverança e paciência. Mas, assim como em outros cães, no processo de adestração não devem ser levado em conta apenas pontos negativos da raça. É importante saber relacionar as características positivas da raça com o processo de adestração.

Por outro lado, o Shih Tzu é bastante inteligente. Sua vontade própria pode dificultar a adestração, enquanto sua inteligência pode facilitar. Além disso, o Shih Tzu é muito observador e curioso, o que pode ser mais uma vantagem na adestração. É muito importante saber usar essas características a favor ao adestrar um Shih Tzu.

Cães dessa raça adoram ficar perto do seu dono, principalmente do seu colo. São cães adoráveis e que se apegam bastante com o seu dono, inclusive tenta de tudo para protegê-lo. Isso, portanto, pode causar problemas com vizinhos, pois costumam ser barulhentos e ter latidos que possuem sons que se destacam em meio a outros sons.

Ao adestrar cães dessa raça, esteja sempre preparado para a falha, principalmente nos primeiros dias de adestração. Cães que são desobedientes têm tendência ao fracasso na adestração, porém nada que um trabalho perseverante e paciente possa resolver. Não se irrite com o cão, pois é a característica e personalidade dele, além disso, isso só vai dificultar ainda mais a adestração.

Muitos donos erram neste quesito, mas é muito importante o cão saber que é você o líder. Inclusive esse quesito não é importante apenas para o Shih Tzu, mas para cães de todas as raças. Acontece que, como o Shih Tzu é muito desobediente, esse quesito é ainda mais crucial que os outros. Evite sempre fazer as vontades de cães dessa raça. Haverá momentos que a sua aparência fofa mexerá com a emoção do dono, o que poderá prejudicar e fazer o cão achar que consegue o que quer. Definitivamente é importante o cão não ter esse sentimento e ter em mente que o líder é o seu dono.

Para adestrar um Shih Tzu tem que ter paciência

Se o dono for uma pessoa impaciente, por muitas vezes ele será tentado a punir o cão, seja com palavras ou, até mesmo, punição física. Tenha sempre em mente que o animal não é culpado de sua personalidade e qualquer tipo de punição por conta disso só irá dificultar a adestração. A melhor punição que o animal pode ter é a falta de recompensa. É importante que a recompensa esteja sempre presente quando o cão fizer algo que o agrade, mas nunca se ele não obedecer. Simplesmente tire a recompensa e logo o cão perceberá que não lhe agradou. Isso bastará.

1 thought on “Saiba como adestrar um Shih Tzu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge