Como cuidar de um Shih Tzu corretamente

Se você possui um cachorro dessa raça, ou  pretende vir a ter um,  e está procurando saber como cuidar de um shih tzu, veio ao lugar certo, pois neste artigo iremos explicar tudo o que deve ser feito para seu cãozinho viver de forma saudável.

Como cuidar de um Shih Tzu corretamente

O Shih Tzu é um excelente cão de companhia, alegre, extrovertido, dócil e que adora brincar. Seu nome significa “cão leão”, e é um dos animais mais apreciados na China, eram criados em palácios e entre famílias abastadas das quais recebiam imensos cuidados. Confira aqui sua história e origem.

Como cuidar de um Shih Tzu corretamente

Cuidados com a saúde dos Shih Tzu

Vacinação – Além de garantir a imunidade do cãozinho diante de doenças perigosas, vacinar o seu pet contribui com a saúde pública, pois algumas doenças de cães, como a raiva e a leptospirose, são zoonoses, isto é, também atingem os seres humanos;

Vermifugação – O vermífugo deve ser adotado conforme orientação de um veterinário, independente da presença ou não de vermes intestinais no cão.

Necessidades nutricionais – Os Shih Tzus tem tendência à obesidade. O aumento na incidência da obesidade deve-se, principalmente, ao sedentarismo em que vivem a maioria dos cães de companhia, por isso o cuidado na alimentação.

Os cães da raça Shih Tzu apresentam necessidades nutricionais específicas. A quantidade de ração adequada varia de acordo com o peso e o tamanho do animal, que deve ser alimentado de duas a três vezes por dia. Lembre-se também de manter água fresca à vontade sempre ao alcance do seu pet. A qualidade da ração também é fundamental para a saúde dos cães, sendo que as do tipo “premium” e “super premium” são as nutricionalmente balanceadas. O cão adulto deve ser alimentado com calorias restritas para evitar o excesso de peso. A dieta adequada do Shih Tzu durante a fase de crescimento vai possibilitar a saúde do cachorro na fase adulta;

Dentição – É importante cuidar dos dentes do seu cão para evitar problemas periodontais. Escovar os dentes é muito importante;

Pelagem – Os cachorros desta raça possuem uma pelagem longa, por isso precisam de cuidados especiais. Além de banhos semanais e escovação diária dos pelos, é necessário manter o controle do tamanho da pelagem levando o animal para tosagem, principalmente quando o clima está quente.

Todas estas atitudes colaboram para deixar o pelo livre de nós e até evitar machucados na pele. Também contribuem com na manutenção do animal evitando parasitas, como carrapatos e pulgas.

Atividade física – Muitas das necessidades de exercícios físicos do Shih Tzu podem ser satisfeitas com jogos e brincadeiras, no entanto, este cão ainda precisa de outras atividades, como caminhadas ao ar livre, uma ou duas vezes ao dia. Quando o dia estiver quente, o cuidado deve ser redobrado, porque o cão é mais propenso a superaquecimento devido ao seu focinho curto.

Características físicas do Shih Tzu

Devido a alguns traços físicos, o Shih Tzu acaba sendo um pet bastante sensível. Por exemplo, ele e outras raças contemplam um grupo chamado de animais braquicéfalos. Em outras palavras, pode-se dizer que ele possui a cabeça muito larga e o focinho achatado.

Esta última característica, entretanto, pode ser causadora de diversos problemas respiratórios no animal, tendo em vista que o caminho de aquecimento do ar é muito curto e ele acaba entrando nos pulmões sem ser aquecido e nem purificado.

Por esta mesma razão, a raça é propensa ao desenvolvimento de roncos e apneia. Além dos problemas respiratórios, o Shih Tzu também pode sofrer com infecções oculares, devido a exposição dos olhos aos pelos da face.

Para evitar os problemas respiratórios, e saber como cuidar de um Shih Tzu, o tutor deve aquecer muito bem o peludo em épocas frias e evitar a exposição do animal à temperaturas elevadas ou esforços físicos além dos limites corporais. Já com relação aos problemas oculares, estes podem ser evitados com a tosa dos pelos ou através do uso de presilhas no pelo do animal.

Dermatites e alergias – Para evitar alergias e dermatites, procure secar bem o Shih Tzu depois do banho com um secador na temperatura morna. Alguns Shih Tzus costumam apresentar sensibilidade a picada de pulga. Outras alergias podem se desenvolver devido a alimentação.

Algumas vezes é difícil identificar a causa da alergia, pois os agentes causadores são inúmeros: produtos de limpeza, pó, ou até mesmo algum ingrediente da ração (mesmo sendo ração de boa qualidade). Procure um veterinário se perceber vermelhidão, queda de pelos, pelagem opaca ou coceira no seu cão.

Doenças mais frequentes

No geral, o Shih Tzu é um cão saudável e apresenta poucos problemas clínicos, no entanto, algumas doenças podem ser diagnosticadas com maior frequência nesta raça.

Dentre as doenças mais comuns estão os problemas oculares, como lacrimejamento constante, conjuntivite e úlcera de córnea; otites; dermatite alérgica e ruptura do ligamento cruzado.

Agora que já você já sabe como cuidar de um Shih Tzu corretamente, não se esqueça de levá-lo regularmente para consultas veterinárias, assim cãozinho crescerá saudável e com menos propensão de vir a sofrer complicações da própria raça ou da criação que você dispensar.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Como cuidar de um Shih Tzu corretamente
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Como cuidar de um Shih Tzu corretamente
Você trata seu Cachorro como um Filho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge