Dicas para manter os pelos do Shih Tzu saudáveis

O Shih Tzu é um dos cachorros mais adorados e adotados pelos brasileiros. É ideal para quem mora em apartamento por ter um porte pequeno e não precisar de muito espaço para viver bem. Saiba como manter os pelos do Shih Tzu sempre saudáveis.

O shih tzu também é conhecido por ser um cãozinho companheiro, dócil, protetor, tranquilo, sensível e se dá muito bem com as crianças.

Mas, para cuidar desse pet e manter o pelo dele bonito, macio e sem nós, um problema comum nos Shih Tzus, é preciso alguns cuidados especiais.

Dicas para manter os pelos do Shih Tzu saudáveis

O Shih Tzu é um dos cachorros mais adorados e adotados pelos brasileiros. É ideal para quem mora em apartamento por ter um porte pequeno e não precisar de muito espaço para viver bem. Saiba como manter os pelos do Shih Tzu sempre saudáveis.

Para manter os pelos do seu Shih Tzu bonito e saudável é necessário seguir algumas dicas:

Alimentação

A ração que seu cão come também é importante para manter um pelo bonito. Sem uma ração de qualidade, seu pet não terá um pelo bonito, macio e forte, então, se seu orçamento permitir, invista em rações premium e super premium.

Cães que se alimentam com ração de baixa qualidade ou comidas caseiras sem critério e não balanceadas podem ter dificuldades em obter os nutrientes necessários pra conservar um pelo bonito. Dietas com baixo teor de gordura causam déficit de Ômega 6, o que resulta num pelo grosso e seco. Leia sempre a composição de cada ração.

A comida do seu cachorro pode sofrer oxidação se exposta ao ar e isso faz com que grande parte dos nutrientes das rações se perca. É simples: guarde-a e não deixe exposta ao ambiente.

O óleo de semente de linhaça ou o óleo de peixe ajudam a conseguir pele e pelos saudáveis. Só tenha cuidado com a superdosagem, que pode provocar problemas estomacais no seu pet.

Uma boa alimentação para seu Shih Tzu é tão importante para a beleza dos pelos quanto para a saúde.

Escovação

O Shih Tzu é conhecido por ser um cão de pelagem lona. Quando ainda filhote, os pelos são curtos, mas eles começam a crescer por volta dos 4 meses de vida. É nesse período que o dono deve começar a escovar os pelos do seu pet, para acostuma-lo com esse processo.

Além de sempre deixar os pelos do seu ShihTzu brilhante, evitará os nós. Então, com tempo o dono vai perceber espontaneamente quantas vezes ele terá que pentear os pelos do seu cachorro. O recomendável é pentear todos os dias ou no mínimo 3 vezes na semana.

Uma dica para a hora da escovação: evite pentear o pelo do seu cão quando estiver seco. Compre produtos próprios para esse processo ou faça você mesmo uma mistura para a escovação. O ideal seria uma pouco de água morna e o condicionador que você usa no seu bichinho.

Escovar é importante, pois é nesse processo que o dono eliminará os pelos mortos e dará lugar para os pelos novos crescerem.

Banho

Dependendo da raça e do pelo do seu cachorro, a rotina de banhos tende a ser diferente. Enquanto alguns cães só precisam de banhos esporádicos, outros devem ser ensaboados semanalmente, é o caso do Shih Tzu.

Manter seu cachorro limpo e cheiroso também é importante, não só pela beleza em si, mas, também, para a saúde e higiene dele.

Manchas

Muitos cachorros de pelos claros acabam adquirindo, ao longo do tempo, uma pelagem mais escura em alguns pontos. Isso pode acontece tanto por causa da sujeira quanto à exposição continua e diária ao sol.

Para resolver esse pequeno problema, recomenda-se hidratação e banho com shampoo tonalizante. Isso no caso de as manchas serem devido ao sol.

Caso seja por causa da sujeira, a indicação é utilizar shampoo e condicionador branqueadores.

Hidratação

A hidratação não só serve para tirar as manchas dos pelos do Shih Tzu, mas também para deixá-los mais macios e evitar os temíveis nós.

Na hora da hidratação, preste atenção se o pelo do animal é oleoso, seco ou se são quebradiços.

É recomendável uma hidratação a cada 15 dias em um pet shop.

Veterinário

Os Shih Tzus podem ter muitos problemas com a pele devido a grande quantidade de pelos, por isso converse com um veterinário para se certificar de que nada vai atrapalhar a saúde do seu cãozinho.

Para quem pensa que os pelos do Shih Tzu só servem para deixá-los bonitinhos e fofos estão totalmente enganados.

Os pelos têm uma função importante para a saúde do animal, pois ajudam a regular a temperatura do corpo e proteger a pele. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com o tipo de produto a ser utilizado, além de adotar uma dieta saudável e balanceada.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Dicas para manter os pelos do Shih Tzu saudáveis
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Dicas para manter os pelos do Shih Tzu saudáveis
Você trata seu Cachorro como um Filho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge