Diferença entre Shih Tzu americano e Shih Tzu europeu

O Shih Tzu é uma raça de cães originária da China. Bem como outras raças caninas, a origem deste animal possui uma lenda. De acordo com o que se conta, o Shih Tzu seria o símbolo do amor entre uma princesa chinesa e um mongol. Hoje temos o Shih Tzu americano e Shih Tzu europeu.

Sem esperança de se casarem, porque pertenciam a famílias diferentes, eles decidiram cruzar os representantes caninos de suas nações, o Pequinês chinês e o Lhasa Apso tibetano para representar o que havia de melhor entre as duas culturas e o amor entre aqueles dois povos.  Nascia então o Shih Tzu.

Seu nome significa “cão leão” e seu nascimento perdeu-se em meio a antigas lendas, embora se saiba que alguns exemplares foram dados de presente ao imperador da China em 1640. De acordo com historiadores, os Shih Tzu viviam no palácio cercados de cuidados extremos e isolados de outras raças, apenas três séculos mais tarde, começaram a fazer parte dos lares das ricas famílias chinesas e de algumas outras no Ocidente.

Conheça a diferença entre Shih Tzu americano e Shih Tzu europeu

Diferença entre Shih Tzu americano e Shih Tzu europeu

A aparência desejável de um Shih Tzu

O Shih Tzu é um cão pequeno que pode ser de praticamente qualquer cor. Os mais desejáveis são os que têm a testa e a ponta da cauda brancas. Seu pelo é longo no topo e denso embaixo. Quando o cão é adulto, o sub pelo deixa o pelo de cima com uma aparência glamorosa. Sua cabeça e sua cauda são empinadas, o que dá um ar de confiança à raça. O corpo é compacto e levemente comprido. Tem uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos sedosos. Os Shi Tzus têm os olhos grandes, arredondados e com a expressão de confiança e amizade. As orelhas são cobertas por um cabelo liso que se extende até suas pernas dianteiras. Normalmente seus dentes de baixo são mais proeminentes que os dentes de cima. Sua cauda é longa, empinada e curvada pra cima

AKC Reconhecimento

Durante a II Guerra Mundial, soldados americanos encontraram esse cão maravilhoso e se apaixonaram por ele também, então trouxeram exemplares com eles para os EUA e, em 1969, o Shih Tzu foi finalmente reconhecido pelo American Kennel Club. Gradativamente, essa raça se tornou o animal de estimação preferido em todo o mundo. Hoje você pode encontrar o Shih Tzu onde quer que vá, esse cachorro é lindo e com excelente temperamento acima de tudo.

Baseado em sua história, existem dois padrões para a raça Shih Tzu, o padrão europeu e o padrão americano.

Esses padrões devem ser seguidos para os criadores filiados à FCI-Bélgica, que é o padrão europeu, ou padrão FCI para o Shih Tzu, e o padrão que deve ser seguido pelos criadores filiados a AKC- Estados Unidos que é o padrão americano, ou padrão AKC para o Shih Tzu.

Enfim, vamos ver a diferença entre Shih Tzu americano e Shih Tzu europeu  :

Shih Tzu americano

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Diferença entre Shih Tzu americano e Shih Tzu europeu

  • Suas pernas são mais altas e as pernas da frente são mais alinhadas com o peito, ou seja, mais para frente.
  • O peito é pequeno de pequeno diâmetro.
  • A cabeça é mais quadrada e menor e o pescoço mais longo e mais fino.
  • Os olhos são pequenos.
  • Os ombros tem caimento para frente.

 

Shih Tzu europeu

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Diferença entre Shih Tzu americano e Shih Tzu europeu

  • As pernas são menores e parecem estar ligeiramente dobradas.
  • O peito é largo, com maior diâmetro, dando lhe um ar imponente.
  • A cabeça é maior e redonda e o pescoço é um pouco mais curto e robusto.
  • Os olhos são salientes e grandes.
  • Os ombros levemente inclinados para trás.

 

Estes tipos são Shih Tzu de raça pura.

Há um bom número de cães Shih Tzu que são passados como puros, mas não são. E estes são os Shih Tzu Imperial, o Mini Shih Tzu, o Teacup Shih Tzu e muitas outras variações criadas para enganar o comprador.

Embora os criadores estejam vendendo esses cães como sendo Shih Tzu e eles estarem dentro do padrão da raça, não são realmente reconhecidos por qualquer kennel clube, associação ou federação a níveis nacional ou internacional. Eles são geneticamente defeituosos e não é uma boa ideia comprar uma raça Shih Tzu assim.

Cães Shih Tzu com peso ou tamanho abaixo do padrão são cães sujeitos a problemas renais e hepáticos com o passar dos anos. Por maior que seja a tentação, fique atento a esses detalhes.

Espero que este artigo tenha esclarecido s diferença entre shih tzu americano e shih tzu europeu. Afinal é muito importante que você, no momento de sua escolha venha adquirir seu cãozinho de raça pura e não caia na mão de enganadores.

Se você você gostou do artigo não deixe de compartilhar nas redes sociais e fazer seu comentário.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Diferença entre Shih Tzu americano e Shih Tzu europeu
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Diferença entre Shih Tzu americano e Shih Tzu europeu
Você trata seu Cachorro como um Filho?

2 thoughts on “Diferença entre Shih Tzu americano e Shih Tzu europeu

  1. Tenho um cachorro shihtzu eu queria colocar para acasalar preciso agora porque ela já tem oito anos queria saber também quanto está valendo um cachorro da mesma obrigado

    1. O valor do Shih Tzu dependerá de sua descendência, a qualidade da a matriz e o padreador (pais da ninhada), avós e assim por diante. Os valores variam entre R$ 1.500,00 e R$ 2.500,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge