Como ensinar seu Shih Tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo

É perfeitamente possível ensinar seu Shih Tzu que existe um lugar certo para fazer suas necessidades. Com alguns cuidados, muito carinho e dedicação, xixi e cocô fora do lugar não serão um problema na sua casa.

Se você quer realmente saber como ensinar seu filhote de shih tzu a fazer suas necessidades no lugar correto não pode deixar de ler este artigo até o final.

Como ensinar seu Shih Tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo

Como ensinar seu Shih Tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo

O xixi para o filhote, tanto o macho quanto a fêmea, é apenas uma necessidade (assim como para nós, humanos), porém com o tempo tende a assumir um papel de marcação. Não é apenas de marcação de território, mas como um sinal de “banheiro” ou simplesmente “passei por aqui”. Assim, como qualquer tipo de comportamento, fazer ou não as necessidades no lugar certo tem a ver com o grau de incentivo que o seu Shi Tzu recebe quando está atendendo o chamado da natureza.

Se ele for filhote, tudo o que precisa é de um incentivo certo na hora certa. Se se for adulto a receita é a mesma, porém, com uma dose a mais de paciência, afinal estamos falando de anos de maus hábitos.

Em primeiro lugar, lembre-se: adestre com inteligência. Os animais são perfeitamente capazes de aprender. Você não precisa nem bater, nem gritar, nem afundar o focinho dele nas fezes ou xixi, para que isso aconteça. Pelo contrário, esse tipo de atitude pode desenvolver o hábito da coprofagia no animal, que é quando o animal come as próprias fezes, ele fará isso por medo e para tentar esconder o cocô.

Antes de tudo a escolha do local

Ter um local apropriado para os cães fazerem suas necessidades é um dos problemas mais comuns entre os donos de animais de estimação. Entretanto, isso não é algo impossível de ser ensinado. Vamos dar algumas dicas e, com o uso diário, você vai ver que dá sim, para ter um Shih Tzu educado.

Em primeiro lugar, escolha muito bem o local. Não resolva por impulso. Analise com cuidado. Só depois de certificar-se de que ali será realmente bom, passe a mostrá-lo ao cão, mudar o local muitas vezes deixará o cão confuso.

Respeite as necessidades do animal. Lembre-se de que esse local terá de ser o mais longe possível de onde o cachorro dorme ou se alimenta. Caso contrário haverá conflitos e ele poderá desenvolver outros tipos de problemas, como dificuldade de alimentar-se.

Também é bom que seja um local fácil de limpar ou você terá de conviver com um cheiro não muito agradável. E como o olfato de seu cão é mais poderoso que o seu, ele poderá evitar essa região.

O Shih Tzu deve ter livre acesso a essa área, tem quem escolha uma parte da casa onde é necessário abrir uma porta.

Por último, se possível que seja um lugar calmo.

Veja também: Como adestrar um Shih Tzu em casa

Dicas para ensinar o seu Shih Tzu a fazer as necessidades no lugar certo

  1. É preferível ensinar o Shih Tzu a fazer fazer suas necessidades no local que você deseja enquanto ele ainda é filhote, porque depois de adulto fica mais difícil;
  2. Separe um cantinho da casa para ele aprender que aquele canto é para fazer suas necessidades;
  3. Não deixe as vasilhas de comida e água perto desse cantinho. Misturar comida e sujeira não combina;
  4. O cantinho do cachorro deve estar sempre acompanhado de bastante jornal em pelo menos 1 metro quadrado;
  5. Pingue o “Pipi Dog” no jornal. Você encontra esse produto em pet shops;
  6. Leve o focinho do seu cachorro até o jornal pingado de “pipi dog” e converse com carinho sobre o seu cantinho das necessidades;
  7. É claro que isso não irá resolver e sim um conjunto de situações como, por exemplo, ele com certeza fará sujeira em algum lugar da casa, então, com cuidado e muito amor, mas sendo firme, esfregue seu focinho próximo da sujeira e diga que ali não pode, e em seguida leve-o para o cantinho das necessidades e repita o primeiro ensinamento, com o mesmo tom de voz firme e deixe-o ali até ele querer sair;
  8. Para ensinar seu Shih Tzu, repita esse processo inúmeras vezes até ele compreender;
  9. Se preferir ensinar o seu Shih Tzu a fazer suas necessidades na rua, só o faça depois de ele estar devidamente vacinado e nunca se esqueça de carregar sacolinhas para recolher o cocô;
  10. Saia com ele sempre depois de 30 ou 40 minutos depois das refeições.
  11. O Shi Tzu é cabeça dura, então vale a pena reforçar que você terá de ter muita paciência, pois seu Shih tzu não aprenderá tudo da primeira vez.

Guia Gratuito 14 Dicas Para Ter Um Cachorro Super Saudável

Para todos (a) aqueles que também amam seu(s) cachorro(s) e querem ver eles com muita disposição e saúde ...
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

1 Comentário

  1. Anderson disse:

    Artigo muito bom. As vezes isso nos causa o maior desconforto com eles. Eu acredito que exista um caminho fácil como esse. Obrigado.