O que fazer para o Shih Tzu parar de comer fezes?

Se o se Shih Tzu come fezes, saiba que este é um hábito muito comum, veja neste artigo como fazer seu cão perder essa mania de uma vez por todas.

Este não é um hábito fácil tirar, pois requer de muita paciência, tempo e dedicação para ensinar o seu filho de quatro patas que não deve comer cocô, mas se o problema for comportamental, com um bom adestramento e mudança de alimentação o problema pode ser resolvido

Seu Shih Tzu come fezes? Saiba o que fazer?

O primeiro e mais importante para poder combater a Coprofagia ( nome científico que se dá para o ato de comer as fezes, já seja as próprias ou de outro cão) é identificar o motivo pelo qual seu shih Tzu está comendo cocô, para que assim possa aplicar a solução correta, veja abaixo fatores que contribuem para a coprofagia:

As cadelas quando tem filhotes comem o cocô e os filhotes podem desenvolver esse hábito aprendido da mãe. Uma boa cadela nunca vai deixar que seus filhotes fiquem num lugar sujo, cheio de fezes e urina, como consequência ela vai lamber os filhotes após cada mamada, não só para estimulá-los a fazer xixi e cocô, como também para limpar a sujeira e deixar o “ninho” o mais limpo possível, evitando que o local aonde ficam os filhotes fique contaminado.

Assim conforme os filhotes forem crescendo a mãe usará outros métodos para ensiná-los a fazer cocô longe da área aonde eles dormem e são alimentandos. Já nesta época não se espera mais que a mãe nem os filhotes procurem as fezes para comer, se isso estiver ocorrendo é preciso levar os seus cachorros a um veterinário e descartar qualquer possibilidade de problema nutricional.

shih - O que fazer para o Shih Tzu parar de comer fezes?

A coprofagia em filhotes mais velhos e em cachorro adultos pode estar relacionada com problemas que interferem na absorção normal dos alimentos, peça ao seu veterinário para checar todas as possibilidades, como vermes, deficiência de enzimas digestivas, pancreatite ou outros problemas no aparelho digestivo.

Alimentar: Uma dieta inadequada, pobre em proteínas e/ou fibras pode fazer com que seu cachorro procure estas substancias nas fezes de um outro animal, por isso é importante dar alimentos de qualidade ou ração de qualidade.

Estudos também apontam que cães alimentados de maneira inapropriada tendem a comer as próprias fezes mais do que os cães alimentados da forma correta. Isso é porque alguns cachorros tem dificuldade de absorver os nutrientes, e estes, neste caso acabam passando direto para as fezes, assim que mais tarde sentindo-se mal nutrido acaba voltando nas próprias fezes para se alimentar.

Também pode acontecer quando dois cachorros são alimentados no mesmo prato, e um cão é muito mais dominante do que o outro. O cachorro mais dominante pode até mesmo impedir que o cachorro mais submisso se alimente com um simples olhar, assim o cachorro mais dominante come muito mais do que deve para não deixar que o submisso se alimente, e acaba tendo o mesmo problema que o descrito acima, ou seja, não consegue absorver os nutrientes dos alimentos.

O cachorro submisso passa fome tendo que recorrer as fezes do cão mais dominante para se alimentar.

Também existe a possibilidade de que seu cachorro esteja “recolhendo” as fezes para não ser punido por ter feito sujeira no lugar errado ou certo, o que ele não quer é correr o risco de ser punido, por isso é importante que se você não pegar o seu cachorro no ato, não brigue com ele, pois ele estará associando que está errado que faça e por isso acaba comendo o própria cocô, nem sempre é preciso que o cachorro seja “espancado” a cada acidente.

É muito comum que cachorros que foram punidos com frequência, e ainda muito cedo apresente este tipo de comportamento.

Maus hábitos de higiene também têm sua contribuição, cachorros que ficam presos em locais sujos podem desenvolver a habilidade de limpar a área por conta própria.

Falta de atenção dos donos, tédio, solidão, medo e estresse emocional também podem desenvolver este comportamento.

Uma vez identificado o fator pelo qual o seu cão esta comendo cocô é hora de aplicar a solução, se seu cachorro já está comendo fezes , ou você quer prevenir que esse problema venha a acontecer, ai vão algumas dicas:

Não brigue com seu Shih Tzu se ele já tiver feito coco ou xixi no lugar errado, respire fundo e limpe a bagunça do seu filhote, espere a oportunidade para pegá-lo no ato. Você pode ver que seu cachorro vai fazer suas necessidades quando ele começar a fazer movimentos circulares e cheirando, isso significa que está procurando o lugar ideal para fazer coco, nesse momento pegue o seu filhote no colo e leve-o imediatamente para o local permitido, não esqueça de fazer festinha e até dar algum petisco por ter feito no lugar certo.

Se ele estiver no meio do xixi ou cocô não espere ele acabar, interrompa-o e fale um AI NÃO bem forte, pegue o cachorro no colo e leve-o imediatamente para o local correto, chegando nesse local NÃO brigue com seu cachorro, pelo contrario faça a maior festa do mundo e se uma gotinha de xixi ou cocô cair no tapete ou jornal, faça ele se sentir o cachorro mais feliz e amado do mundo, assim ele vai começar a distinguir o certo do errado e saberá que quando ele fizer xixi ou cocô no tapete/jornal dele você ficará muito feliz e ele receberá muito amor.

Comece a observar o seu cachorro, normalmente cães querem fazer suas necessidades de 10 a 30 minutos depois de ter comido e bebido água, assim você saberá que nesse tempo tem que leva-lo ao seu banheiro ou para passear na rua, sempre que o seu cachorro for no banheiro chame-o para bem longe da área e dê um biscoitinho, e limpe a área sem deixar que seu peludo veja, afinal você não quer que ele imite esse comportamento de limpar o cocô.

Procure manter o jornal/tapete ou área do seu filhote sempre bem limpa, como mencionado acima, eles gostam de ficar em lugares limpos, de preferencia não deixe o cachorro ver você limpando, eles são tão inteligentes que podem chegar a te imitar e se converterem nos cachorros mais limpos segundo eles, comendo as próprias fezes.

Alimente seu cachorro pelo menos duas vezes por dia (filhotes de até 6 meses vão precisar ser alimentados pelo menos 3 vezes por dia), se você possui mais de um cachorro, alimente-os em pratos separados e certifique-se de que todos estão tendo a oportunidade de comer direito.

Faça regularmente check up para conferir que esteja tudo certo na saúde dele, mantenha seu cachorro livre de vermes.

Reserve uma parte do dia para dar atenção e exercitar o seu cachorrinho.

Acredite. Para você se livrar desse problema, é importante entender e conhecer o mundo deles para que você possa usar as técnicas apropriadas de adestramento de forma que seu filho de quatro patas te entenda.

Você deve estar pensando aonde que eu vai aprender tudo isso, ou não tenho dinheiro para um adestrador agora, ou meu cachorro não tem jeito!

Sim, isso parece ser estressante e complicado mas fique calma que O Guia Adestrar Cachorro vai te ensinar como se comunicar com o seu cachorro e ter um cão equilibrado que viva feliz ao seu lado! Tenho certeza que você vai aprender muito e superar todos esses probleminhas de comportamento. Eu sei que você vai adorar os resultados além de se sentir aliviada!

Guia  Adestrar Cachorro

Gostou do artigo ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Manual exclusivo mostra tudo o que você precisa saber sobre seu Shih Tzu, de forma simples e prática!

Para todos  aqueles que também amam seu cachorro e querem vê-lo com muita disposição e saúde!
Saber Mais!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!