Qual a diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso?

Se existisse uma lista de cães campeões em personalidade, certamente o Shih Tzu e Lhasa Apso estariam nas primeiras posições. Presentes em muitos lares do Brasil, essas duas raças conquistaram seus donos com seu afeto irresistível. Porém, por mais que esses cães apresentem temperamentos bem diferentes, é muito comum que as pessoas tenham uma certa dificuldade de diferenciá-los devido à aparência.

Sabe aquele ditado que diz: Cara de um focinho, literalmente, do outro? Pois é, dizem que a maneira mais fácil de identificar as duas raças é pelo rosto, embora essa não seja uma tarefa tão simples assim devido a pelagem desses animais.

A origem

Confusões à parte, as raças se tornaram destaque quando o assunto é cão de companhia. Mas a origem das duas é a primeira das muitas diferenças que envolvem os dois grupos.

Qual a diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso?

Qual a diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso?

O Lhasa Apso surgiu primeiro. Ele era mantido como guardião no Tibete, tendo a função de cão de alerta. Já o Shih-Tzu surgiu depois, a partir do cruzamento do Lhasa com outras raças, não há um consenso sobre quais seriam estas raças, mas há quem diga que o Pug está entre elas. Ao contrário do Lhasa, que tinha a função de cão de alarme, o Shih-Tzu foi criado para ser um cão de companhia, o que nos leva as diferenças comportamentais entre eles.

Diferenças comportamentais entre Shih Tzu e Lhasa Apso

Como todo cão que originalmente foi desenvolvido para ser um cão de alarme, o Lhasa não se dá bem com estranhos. Ele desconfia, late e demora até criar confiança. Já o Shih-Tzu, puramente um cão de companhia, é mais dado com todos ao seu redor, abanando o rabinho pra quem quer que chegue.

Esta diferença comportamental explica porque as pessoas costumam dizer que o Shih-Tzu é mais expansivo, enquanto o Lhasa é mais fechado. Na verdade, o Lhasa também é bastante expansivo , mas só com quem ele conhece.

O Lhasa é mais seletivo, desconfiado e arbitrário. O Shih-Tzu é dado, expansivo e encantador com todos ao seu redor.

O Lhasa costuma eleger um dono, com quem é profundamente apegado e amoroso. Já o Shih-Tzu é um cão voltado a toda família.

O Lhasa exerce sua função de alarme. Ele passa o tempo observando e não se importa muito de estar sozinho. Às vezes até pode pedir atenção ao seu dono, mas na maioria das vezes basta deitar perto do dono e curtir uma boa soneca. Já o Shih-Tzu, como o puro cão de companhia, demanda atenção e cuidados quase constantes. Ele pede carinho, pede colo e não se cansa de interagir com todos ao seu redor.

Fisicamente Shih Tzu e Lhasa Apso são iguais. Será?

É verdade que eles possuem semelhanças. Mas depois que você descobrir as diferenças, será muito mais fácil identificar as duas raças.

A diferença mais gritante é o focinho. O do Shih-Tzu é extremamente retraído, quase inexistente, lembre-se que ele possui, possivelmente, um pouquinho de Pug. Já o Lhasa tem o focinho mais fino e um pouco mais alongado. É claro que com a pelagem perceber este detalhe é um pouco mais difícil , mas ainda assim é possível.

O Lhasa ainda tem olhos um pouco menores e mais ovalados, enquanto o Shih-Tzu tem olhos maiores e bem redondos. A testa também é diferente: a do Lhasa é reta e a do Shih-Tzu é arredondada.

A pelagem não pode ser diferenciada pela cor – já que ela varia nas duas raças. O Lhasa, porém, tem um pelo mais áspero e grosso enquanto no Shih-Tzu ele é mais fino e suave.

Mistura entre Shih Tzu e Lhasa Apso

Justamente pelo fato dessas raças serem confundidas por quem não conhece sobre o assunto, muitos criadores leigos acabam cruzando-as.

Infelizmente, é comum encontrar exemplares de Lhasa Tzu ou Shih Apso pelas casas do Brasil afora.

Vamos exemplificar o que acontece com algumas dessas misturas:

Um Lhasa Apso puro não deve ter os olhos claros (azuis, verdes ou amarelos). Eles também não podem ter o focinho ou os lábios da cor marrom, devendo ser sempre pretos.

Quando uma mistura das raças ocorre, os Lhasas podem herdar os olhos cor de mel dos Shih Tzu, além do focinho e lábios poderem apresentarem manchas marrom claro.

Em exemplares que representam todas as características originais de cada raça estas diferenças são bem visíveis.

E você já aprendeu a diferenciar?

Seja qual for sua escolha, ela deve ser definida pelo comportamento que você procura em um cão. De maneira geral, ambos são excelentes companheiros, muito dóceis e afetuosos.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Qual a diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso?
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Qual a diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso?
Você trata seu Cachorro como um Filho?

Guia Gratuito 14 Dicas Para Ter Um Cachorro Super Saudável

Para todos (a) aqueles que também amam seu(s) cachorro(s) e querem ver eles com muita disposição e saúde ...
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!