Principais problemas de saúde do Shih Tzu

É sempre importante sabermos quais são o principais problemas de saúde do Shih Tzu para estarmos sempre alertas a qualquer sintoma. O que se sabe, é que cada raça canina pode apresentar algum problema de saúde com maior incidência do que outra.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre essas doenças e quais providências devem ser adotadas.

Principais problemas de saúde do Shih Tzu

Principais problemas de saúde do Shih Tzu

Algumas pesquisas afirmam que cães dessa raça estão mais propenso a apresentar problemas de dermatites e alergias, problemas nos olhos, otites e problemas renais. Um outro problema muito comum é a má formação de algumas articulações, que podem restringir a parte motora do cão.

Insuficiência renal

Os sintomas mais visíveis desse problema são a perda de apetite, indisposição, desanimo, aumento no consumo de água, em alguns casos, o cão começa a beber a própria urina, que fica com coloração bem fraca.

Após o desmame, alguns filhotes começam apresentar os primeiros sintomas, mas o problema pode se manifestar claramente somente mais tarde. A insuficiência renal quando não tratada pode levar o cachorro à morte, porém se o Veterinário detectar o problema no início, existem medicamentos, rações especiais, dietas especiais em caso de alimentação natural, para tentar reverter o quadro. Um cachorrinho com insuficiência renal moderada ou leve pode viver bastante, se houver acompanhamento adequado.

 

Problemas nos olhos

Devido a conformação dos olhos dos cães dessa raça, um dos principais problemas de saúde do Shih Tzu é apresentar lacrimejamento constante, o que pode causar problemas nos pelos ao redor dos olhos. Por isso é muito importante prender com uma “chuquinha”, e manter essa área livre de pelos, para que não irritem ainda mais o globo ocular, o que levaria no aumento de produção de glândulas lacrimais. Veja aqui como cuidar do pelo do seu Shih Tzu.

Muitos donos preferem cortar os pelos da área dos olhos e focinho, mas acredite em mim esse pode ser um erro muito grande pois você estará desprotegendo essa área frágil do seu amiguinho, lembre-se que a natureza de cada raça tem um propósito, na matéria como cortar ou não os pelos do focinho do Shih Tzu dou dicas de como fazer com que os bigodes ganhem peso e caiam de maneira natural sem necessidade de ter que cortar.

Outro problema que os Shih Tzus podem apresentar nos olhos é a atrofia progressiva de retina que pode reduzir a capacidade visual e até mesmo levar á cegueira.

 

Alergias e Dermatites

O Shih Tzu é um cachorro com grande tendência a desenvolver dermatites, da mesma forma que os humanos, eles podem desenvolver alergias tanto de pele, respiratórias ou alimentares. As mais comuns são as de pele (dermatites). Os sintomas são bastante claros, pois o cachorro começa a se coçar bastante em uma ou mais áreas do corpo, podendo desenvolver feridas bem “feias”.

As dermatites podem ser causadas pelos mais variados motivos, Desde algumas substancias comuns usadas na limpeza da casa, materiais sintéticos como: carpetes, cobertores etc.. picada de pulga, produtos de higiene (shampoo, condicionador) por isso é muito importante usar produtos próprios para cachorro, verificando que seja livre de substancias que agridem a pele e a pelagem, até mesmo a alimentação.

Muitas rações inclusive rações Super Premium contém ingredientes como: Soja e milho que são altamente alérgicos para os nossos cachorros. Se você já fez de tudo, trocou a ração por uma livre de ingredientes tóxicos ou por alimentação natural, trocou o shampoo por um livre de substancias que provocam alergias, se tirou os produtos de limpeza etc… e ainda assim ele continua com alergia, consulte o seu médico Veterinário para assim fazer os exames necessários e poder diagnosticar a causa.

Podemos evitar dermatites secando bem o cachorro depois do banho com toalhas secas e depois com um secador de cabelo (sempre com muito cuidado na temperatura).

As dermatites causam “rachaduras” e vermelhidão na pele, podem apresentar o indício de um processo alérgico mais importante quando o cão apresenta outros sintomas, como vômitos, perda de peso, diarreia, entre outros. É muito importante que quando houver um ou mais sintomas de dermatite ou outro tipo de alergia, leve o seu Shih Tzu imediatamente ao veterinário.

Displasia coxo-femural

É um problema de má formação das articulações que ligam os ossos da coxa, fêmur e bacia. Os Shih Tzus assim como os cães da raça Lhasa Apso, apresentam incidência maior nesse problema se comparado com cães de outras raças. Se você notar que o cachorro apresenta problema de locomoção ou “reclama” de dor nessa região, você deve levá-lo ao veterinário pois somente uma radiografia ou ressonância magnética poderá diagnosticar esse problema.

Esses são os principais problemas de saúde do Shih Tzu, essa raça que tanto amamos. O importante é ficar atento a qualquer mudança de comportamento, ou saúde para que assim possamos resolver o problema com antecedência.

Se tem algum tema que você ver neste blog fique a vontade em compartilhar conosco!

close - Principais problemas de saúde do Shih Tzu
CSS Covers 2 1 - Principais problemas de saúde do Shih Tzu
Você trata seu Cachorro como um Filho?

Guia Gratuito 14 Dicas Para Ter Um Cachorro Super Saudável

Para todos (a) aqueles que também amam seu(s) cachorro(s) e querem ver eles com muita disposição e saúde ...
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

1 Comentário

  1. viviane disse:

    Realmente a alergia e dermatite é o maior problema com shih tzu. Tenho dois e eles sofrem constantemente com isso.
    viviane postado recentemente…Dieta Low CarbMy Profile